Este blogger foi visitado

SEJA BEM VINDO..

Aprendi que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário. Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem. Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro. Que amigos a gente conquista mostrando o que somos. Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim. Que a maldade se esconde atrás de uma bela face. Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada. Que a natureza é a coisa mais bela na vida. Que amar significa se dar por inteiro. Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos. Que se pode conversar com estrelas. Que se pode confessar com a lua. Que se pode viajar além do infinito. Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde. Que dar um carinho também faz... Que sonhar é preciso. Que se deve ser criança a vida toda. Que nosso ser é livre. Que Deus não proíbe nada em nome do amor. Que o julgamento alheio não é importante. Que o que realmente importa é a paz interior. E, finalmente, aprendi que não se pode morrer, Para se aprender a viver.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

HAWAYO TAKATA

Hawayo Takata 25 de Dezembro 1900 - 12 de Dezembro 1980. Para muitos a filha do Reiki e para outros a mãe adotiva do Reiki no Ocidente. A Sra. Takata desempenhou um papel vital na disseminação do Reiki no ocidente tendo recebido o seu grau de mestre de Chujiro Hayashi.
BIOGRAFIA

A história de Hawayo Hiromi Takata começou no alvorecer da manhã do Natal de 1900, quando nasceu em Hawamuru na ilha de Kauai, no Hawai. Sua mãe pediu então à parteira que banhasse a recém-nascida, a envolvesse num lençol branco e voltasse o seu rosto para o sol que estava justamente nascendo por trás de uma montanha, enquanto batizava a criança com o nome de "Hawayo"em homenagem ao recém formado território do Hawai.
O pai trabalhava nos campos de cana de açúcar de onde tirava o sustento para a sua família. Hawayo ia à escola pública sempre com muita alegria e prazer para aprender. Quando completou 12 anos juntou-se às outras crianças que trabalhavam na lavoura durante o Verão. Trabalhava diligentemente o que se tornava cada vez mais difícil, dada a sua saúde delicada. Foi quando diante das dificuldades apresentadas, foi convidada a ajudar nas salas de aula, o que lhe possibilitou ajudar a sua família.
Em 1914 foi-lhe oferecido um emprego numa loja de Lihue, aos sábados, e pouco tempo depois, uma cliente da loja, impressionada com a delicadeza e presteza de Hawayo Takata no seu trabalho, ofereceu-lhe um emprego melhor, com o dobro do salário. Foi o início de uma amizade que perdurou por mais de 24 anos. Com a sua experiência adquirida anteriormente viu-se a supervisionar 21 pessoas.
Casou-se com Saichi Takata, o contabilista da propriedade em que trabalhava. Foi um casamento feliz coroado com o nascimento das suas filhas.
Numa manhã de outubro de 1930 Saichi faleceu, repentinamente aos 34 anos de idade. A partir desta data, a vida de Hawayo ficou mais difícil. Ela trabalhou ainda mais para garantir o sustento da família, o que resultou numa estafa, além de outros problemas físicos - com fortes dores abdominais que exigiam uma cirurgia urgente, além de graves problemas respiratórios que impediam o uso de anestesia. Não contava nem 35 anos mas sentia ter mais de 60. Estava desesperada. Depois, faleceu a sua irmã mais nova, o que a levou ao Japão, com o intuito de pessoalmente dar a notícia aos seus pais, em Yamagushi. Aproveitou para levar as cinzas de Saichi que deveriam ser colocadas no templo budista Ohtani em Tokyo.
Em 1935 chegou ao hospital em Akasaka, onde em primeiro lugar fez uma dieta para lhe propiciar melhores condições para enfrentar a cirurgia. Foi confirmado um tumor no abdômen, cálculo renal e apendicite. Perguntando por outra alternativa, além da cirurgia, foi-lhe oferecido um tratamento Reiki na clínica de Chujiro Hayashi.Em conseqüência das aplicações Reiki recebidas nesta clínica, a Sra. Takata foi curada e seu desejo de aprender o Reiki cresceu. Pediu para ser admitida no curso básico, o que lhe foi negado.
Deu-se conta que tinha que assumir um profundo compromisso com o Reiki. Foi ver Hayashi e falou-lhe o que sentia, comprometendo-se a ficar no Japão o tempo que fosse necessário. Ele aceitou e assim foi iniciada.A Sra. Takata e suas duas filhas foram hospedadas durante um ano na casa de Hayashi, para aprender e praticar Reiki diariamente com ele nas suas visitas aos doentes. Recebeu a iniciação no segundo grau de praticante Reiki. Quando ambos sentiram que o treino estava concluído, em 1937 a Sra. Takata retornou a Kauai no Havaí com o dom da cura.Semanas mais tarde, Sr Hayashi acompanhado de sua filha veio por 6 meses ao Hawaí para ajudar Hawayo a estabelecer o Reiki nesta região. Decidiram iniciar os cursos e demonstrações desta arte de cura em Honolulu. Em fevereiro de 1938, Hayashi antes de se despedir do povo havaiano para retornar ao Japão, anunciou ser Hawayo Takata Mestre no Sistema Usui de Reiki, estando qualificada a praticar e ensinar o sistema. Para reforçar, completou os seus estudos de anatomia e técnicas alternativas, em Chicago, em julho de 1938.
No Hawaí a prática de Reiki prosperou com rapidez e em 1940 teve um sonho em que Hayashi lhe aparecia trajando um tradicional quimono de seda branco. Poucas semanas depois viu-se impelida a visitá-lo. Chujiro Hayashi mostrou-se muito apreensivo pois estava muito determinado a salvaguardar a essência do Reiki, de acordo com a sua promessa feita a Mikao Usui.Em 9 de maio de 1940 Chujiro Hayashi convidou os seus familiares e amigos mais chegados para a sua transição e morte que se daria entre 13,00 e 13,20hs daquele dia. Ele explicou a todos o motivo de ter escolhido tal data, a aproximação da guerra e o seu dever como ser humano em preservar e não destruir vidas. Agradeceu a todos e despediu-se da vida conscientemente e sem nenhuma dor. Após a transição de Chujiro Hayashi, Hawayo Takata seguindo as orientações recebidas, retornou ao Hawaí e graças ao seu compromisso de vida, o Reiki difundiu-se no ocidente.
Takata não somente ensinava o Reiki: ela o vivia. A sua vida não era fácil, repleta de obstáculos e responsabilidades que transformava sempre em oportunidades de crescimento espiritual, tornando o seu carácter cada vez mais forte. Sabia sempre o que almejava encontrando os caminhos para a realização de seus propósitos. De personalidade viva pontuada sempre por grande simplicidade e a curiosidade sadia de uma criança, questionando, explorando novas ideias, e aprendendo. Ela combinava esta simplicidade com uma intuição poderosa. A vida de Hawayo era uma excepcional demonstração de dedicação às Máximas do Reiki. Ela era um canal muito claro para a transmissão da energia curadora, carregada por 45 anos de experiência diária.
Nos seus últimos 10 anos de vida iniciou 22 mestres, vindo a falecer em dezembro de 1980, pouco antes de seu aniversário.


Texto extraído http://portugalmistico.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MIKAO USUI

Mikao Usui (15 de agosto de 1865 — 9 de março de 1926), também conhecido no Japão como Usui Sensei, é considerado o fundador do REIKI.
Até meados da década de 1990 pouco se sabia sobre sua biografia, nem mesmo as datas de nascimento e de falecimento.




Biografia


Mikao Usui era entre outras coisas, um monge budista. Nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865, numa pequena Vila designada Taniai, Distrito de Yamagata, Prefeitura de Gifu.
Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Rand, “The Spirit of Reiki”, Usui estudou Kiko (a versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento) quando era jovem, num templo de Budismo Tendai, no Monte Kurama, Norte de Kyoto.
Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia, desvitalizado. Algo que não foi do agradado a Mikao Usui e que lhe terá feito nascer à semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.
Segundo William Rand (no mesmo livro), Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teriam criado as fundações da incrível bênção que deixou à humanidade.
A sua formação e clareza mental ajudaram-no a conseguir um emprego como secretário de Shinpei Goto, então responsável de um Departamento de Saúde e Bem Estar e mais tarde Presidente de Kyoto. Aqui, Usui conheceu muitas pessoas influentes de todo o Japão tendo iniciado um negócio por conta própria com bastante sucesso.
Em 1914, o negócio começou a correr mal e Usui decidiu tornar-se monge budista. Voltou mais tarde ao Monte Kurama, onde tinha estado a estudar Kiko quando era jovem. Usui iniciou então um retiro de vinte e um dias onde jejuou, cantou, orou e meditou. Uma dessas meditações poderá ter sido ficar debaixo de uma cascata do Monte Kurama com a água a cair sobre a cabeça, para abrir e purificar o "chakra da coroa", uma prática que é efetuada ainda hoje pelos monges do Templo Kurama.
No final do retiro, em Março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação) onde aprendeu a forma correta de utilizar a energia vital (ki) para a cura sem ficar desvitalizado. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois na sua família, tendo aberto em Abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai, em Tókio.

Hoje esta técnica é denominada REIKI

Texto extraído http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikao_Usui

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CHAKRAS

O termo chakra é uma palavra sânscrita que significa "RODA" ou "CIRCULO". Assemelha-se a vórtice, redemoinho de energia vital, com forma de cone, localizado sobre a superfície do corpo éterico (Corpo éterico= Tem a mesma forma do corpo físico. Serve como mediador entre os corpos de energia mais elevados e o corpo físico), a uma distância aproximada de 4 a 8 cm do corpo fisíco.

São centros de energia sutil, responsáveis pela circulação da energia vital no corpo. Tem como funções: Absorver energia vital do ambiente, transformá-la e distribuí-la pelo organismo, vitalizar cada nível da aura e desenvolver as faculdades psicológicas (da consciência); Servir como receptores de todas as vibrações de energia e informações que ultrapassam a esfera fisica; atuar como portais que ligam o ser humano com o plano ilimitado das energias sutis.



Os chakras são divididos em maiores e menores. Os maiores são em número de 7 (sete) e estão localizados numa linha vertical que sobe, da base da coluna ao topo da cabeça e circulam ao longo do canal Sushumna, localizado no interior da espinha dorsal. Dos menores, os mais importantes situam-se na região do baço, na nuca, na palma das mãos, nos joelhos e na sola dos pés. A literatura antiga mensiona 88mil chakras espalhados no corpo sutil.

O REIKI trabalha, mais especificamente, com os sete chakras maiores (1º CHAKRA - BÁSICO/ 2º CHAKRA - SACRO/ 3º CHAKRA - PLEXO SOLAR/ 4º CHAKRA - CARDÍACO/ 5º CHAKRA - LARÍNGEO/ 6º CHAKRA - FRONTAL/ 7º CHAKRA - CORNÁRIO). Destes dois são ímpares, tem apenas um vórtice (acesso): O CHAKRA BÁSICO e o CHAKRA CORONÁRIO; os demais são pares e apresentam vórtices anteriores e posteriores. Os chakras anteriores são centros de percepção dos sentimentos das qualidades distintas de cada chakra. Os chakras posteriores representam a vontade de levar à pratica o descrito em cada chakra e ajudam o impulso criador. São centros da vontade.

Cada chakra é responsável por irrigar energéticamente cada glândula endócrina e governa um ou mais órgãos do corpo físico.


Quando estamos felizes nossos centros de energia estão em perfeita harmonia (ABERTO)..Mas quando temos pensamentos negativos, emoções fortes, medo, inveja, ciúmes, ressentimentos, crenças limitantes, fumo, álcool, drogas e etc...Esses sentimentos dificultam a absorção de energia do ambiente e acabam ficando ( FECHADO ), o que pode ocasionar até DOENÇAS. Quando Abertos, absorvem energia do ambiente e os orgãos ficam sádios. Algumas práticas abrem as energias dos chakras bloqueados que são: Uso das Cores ( CROMOTERAPIA ), Uso dos Cristais, Contato com a Natureza, Música suave, pensamento positivo, yoga e a prática do REIKI.

QUE EU NÃO PERCA

QUE EU NÃO PERCA… – Chico Xavier

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o OTIMISMO,mesmo sabendo que o futuroque nos espera pode não ser tão alegre.
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é,em muitos momentos, dolorosa.
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas.
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazesde ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.
Que eu não perca A VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim.
Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisasque verei no mundo escurecerão os meus olhos.
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu…Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia os meus braços estarão fracos.
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VIVER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma.
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno.
E acima de tudo…Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!
Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois…


A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!

BAMBU - LIÇÃO DE VIDA

O BAMBU

Aprender é muito bom principalmente quando aprendemos lições para a nossa vida! No dia 26 de Março de 2010 iniciei uma jornada na minha vida que foi minha iniciação no REIKI. Mas uma das maiores lições foi uma pequena história sobre o BAMBU....
Segundo a tradição japonesa, o bambu simboliza a resistência ao vento, às intempéries. Ele se curva, quando assolado pelas tempestades e volta a apontar o céu com o bom tempo. Sua forma linear, oca, resistente e perfeita como uma lança, segura ao solo e em direção ao céu, podendo, metaforicamente, representar o funcionameto do reiki.
O bambu é flexivel, apesar de forte. Ele reverência o vento que o taca, soprando. Ele se dobra a vida, nos mostrando que, quanto menos um ser se opuser à realidade, mais resistente se tornará para viver em plenitude. No japão, o bambu é considerado uma planta de sorte, de bons auspícios. Pintar o bambu é uma forma de arte e elevação espiritual.


" QUEM SE AJOELHA, ELEVA-SE. A CONQUISTA É OBTIDA ATRAVÉS DA TOTAL RENDIÇÃO DE SI. É RENUNCIANDO QUE SE GANHA ".

O que eu aprendi... que por mais dificil que seja uma situação devemos nos comportar como o BAMBU, firmes e fortes a toda forma de tempestade, seja ela psicologica, seja ela material. Muitas vezes perdemos tempo e também nossa saúde tentando entender o porque de tanta mudanças que ocorrem em nossas vidas. Agora quando vejo uma tempestade vindo em minha direção me curvo com humildade, porque sei que ela logo vai passar.

...Que todos fiquem com DEUS e com nosso amado irmão JESUS CRISTO.

QUE ASSIM SEJA!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é reiki?


1-O que é Reiki?


Reiki é um método de cura natural pelas mãos. REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.


2- Onde e como atua o Reiki?

O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia.


3-Como vivenciá-lo?

O seminário tem como objetivo geral o de fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam saber como entrar em harmonia com esta energia vital-universal, tornado-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que a ENERGIA REIKI propicia.Por meio de inúmeros exercícios práticos, a Mestre ensinará a todos os presentes métodos de auto-ajuda, assim como de ajuda ao próximo, seja ele ser humano, planta ou animal.


4-Pontos importantes do Reiki ?


1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.
2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.
3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.
4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.
5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.
6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social


5-Niveis do Reiki

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.


O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.


O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aq ueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º Nível B.


O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki.